sexta-feira, 24 de abril de 2009

Helenice: Blumenau precisa de politica de Educação especial

Texto : Assessoria de Imprensa da Câmara de Vefeadores
Foto:Arquivo da coluna
A questão da educação especial deve merecer destaque nos debates do município. É o que projeta a vereadora HELENICE LUCHETTA (PSDB) ao anunciar que vai convocar uma audiência pública para discutir a questão com as esferas municipal e estadual de governo, bem como as unidades escolares localizadas no município.

O que motiva a vereadora, que também é educadora, é a ausência de políticas públicas em Blumenau para tratar deste assunto: “Não queremos assistencialismo, queremos dar oportunidade às crianças e jovens com necessidades”, esclareceu.

A vereadora aproveitou para anunciar o retorno à pauta de uma proposta apresentada por ela, quando foi suplente em 2006, que trata de políticas públicas de inclusão de pessoas com necessidades especiais: “Criar um centro de avaliação e acompanhamento vai trabalhar não só a educação pública, mas também a saúde pública”, justificou a parlamentar tucana.

A necessidade se dá, segundo ela, pelo fato de que, atualmente, os pais precisam passar por vários locais para apresentar um laudo conclusivo nas escolas. Em Blumenau não existe um local com profissionais integrados que possam emitir tal avaliação.

Ela aproveitou para comentar o atendimento especial a deficientes auditivos prestado na EEB Pedro II e propôs que este tipo de ensino seja aprimorado na própria escola: “Se o Pedro II é uma escola regular que atende alunos surdos, por que não tornar o Pedro II uma referência bilingue?”. Em seguida, Helenice lembrou que, todos os anos, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) briga pelo ensino de deficientes auditivos.

Quanto à audiência, a vereadora garantiu que todas as escolas da rede pública vão ter interesse em trazer representantes.

Por fim, fez um comunicado aos pais: “Seu filho, dentro de suas possibilidades tem capacidade sim de aprender”.