segunda-feira, 8 de junho de 2009

Futura Universidade Federal de Blumenau (UFBLU

Matéria na integra
Simone Franco / Agência Senado(Reprodução autorizada)
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF -
COMISSÕES04/06/2009 - 12h27

Universidade Regional de Blumenau poderá se tornar instituição federal

A idéia foi proposta pelo então senador e atual vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, e acaba de ser referendada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Pelo projeto, apresentado em 2005, o Executivo fica autorizado a transformar a Universidade Regional de Blumenau na Universidade Federal de Blumenau, em Santa Catarina.

O relator da proposta, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), citou o argumento utilizado pelo autor para pedir a modificação, segundo o qual a universidade regional já existe há 40 anos, tendo formado mais de 25 mil profissionais.

Ele lembrou também que a cidade de Blumenau é hoje importante centro turístico e pólo industrial, sendo responsável pelo maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
O projeto será votado em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE).

A lista de aprovações da Comissão de Justiça incluiu ainda parecer favorável, com três emendas, do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) a projeto de lei do Senado (PLS 295/05) autorizando o Poder Executivo a federalizar a Universidade Regional de Blumenau (SC). Em vez da federalização, o relator resolveu, por meio das emendas, autorizar o Poder Executivo a criar uma nova instituição de ensino superior: a Universidade Federal de Blumenau (UFBLU).

As mudanças feitas pela relatoria também vão permitir à UFBLU receber os estudantes e, mediante doação ou cessão, o patrimônio da Universidade Regional de Blumenau.

A matéria será votada em decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).