Matéria enviada ao SN - Secretaria Executiva de Articulação Nacional - Jornalista Nancy Araújo,Governador Leonel Pavan e o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi, em audiência com presidente do Ibama, Abelardo Bayma - Brasília - DF, 10/6/2010 -
Foto: Sabryna Sartott / SECOM
O governador Leonel Pavan e o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Côrtes Corsi, receberam do presidente do Ibama, Abelardo Bayma, nesta quinta-feira (10), a garantia que até o fim de junho será liberado o licenciamento ambiental, para o início da dragagem que permitirá a ampliação do porto. Os argumentos apresentados pelo governador sobre a importância da obra para restabelecer a normalidade no escoamento da produção do Estado convenceram Bayma.
De acordo com Pavan, a administração do Porto já superou todos os obstáculos técnicos e agora aguarda o licenciamento, que significará um salto positivo para a instalação das obras de aprofundamento do berço. Para o presidente do empreendimento, a retomada da dragagem será uma resposta às demandas do segmento que corre o risco de ficar meses sem dragagem devido à retirada das máquinas para outro país.
O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recomendou medidas que simplifiquem as práticas relativas aos processos com licenciamento prévio, evitando a repetição de procedimentos burocráticos desnecessários. E, nesta linha, afirmou que dará prioridade à análise com solução garantida ainda para este mês. “É importante que não haja descontinuidade nos serviços após iniciados", afirmou Abelardo Bayma.
A reunião também contou com a participação da Secretária-executiva de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, e o deputado Edinho Bez.