Matéria e Foto da Agência Internacional Efe
Em um tranqüilo bairro de Chicago, longe dos flashes e da Casa Branca, fica uma casa de tijolinhos com um pequeno jardim, cujo proprietário é ninguém menos que o presidente americano, Barack Obama.
Há quase dois anos, o presidente fez as malas e se mudou para a Casa Branca com sua esposa Michelle e suas filhas Malia e Sasha.
No entanto, seu verdadeiro lar fica em um agradável bairro chamado Hyde Park, ao sul de Chicago, longe dos arranha-céus e às margens do lago Michigan.
Trata-se de uma região tranqüila, de casas particulares com jardins, onde as crianças podem brincar nas calçadas sem perigo algum. A vizinhança também é considerada um modelo de diversidade racial e estabilidade urbana.
Os moradores do bairro lembram os Obama como "pessoas simples e muito amáveis", como disse à Agência Internacional Efe Catherine C., que vive a quatro blocos da casa do presidente e trabalha na creche situada logo em frente.
Catherine, que cuida de crianças na creche, lembra que viu Obama e sua família pelo bairro algumas vezes."As meninas costumavam andar de bicicleta por aqui", disse, enquanto apontava para uma rua que agora está interditada, fechada ao público e vigiada por um veículo blindado e vários membros do serviço secreto armados, com coletes à prova de balas e óculos escuros .
Além disso, algumas das crianças que cuida conheciam as filhas do presidente, porque frequentavam a mesma escola, a University of Chicago Laboratory School.