sexta-feira, 4 de março de 2011

Visto americano pode deixar de ser obrigatório para brasileiros

O presidente Barack Obama que fará uma visita ao Brasil nos próximos dias 19 e 20, pode anunciar medida que beneficiará os turistas brasileiros: o fim do visto. É que a obrigatoriedade do documento está sendo debatida, e caso seja aprovada, a medida irá beneficiar os norte-americanos também.

Caso a rejeição de vistos recue a 5%, em geral o país emissor de turistas para os Estados Unidos entra no Visa Waiver Program, que dispensa a necessidade de carimbo no passaporte. E segundo dados divulgados pela U.S. Travel Association no evento Pow Wow, em maio de 2010, o número de vistos brasileiros rejeitados estava compatível com o programa de dispensa.

Pesa também a questão econômica. Em 2009, cerca de 890 mil turistas provenientes do Brasil gastaram US$ 4,4 bilhões nos EUA. Outros 13 milhões de mexicanos foram ao país e gastaram um total de US$ 8 milhões, no mesmo período. A U.S. Travel Association informou que os EUA receberam 54,9 milhões de visitantes estrangeiros.

O Brasil ficou em 7º lugar na lista dos 20 maiores mercados de 2009. A lista também inclui México e Canadá. Em 2010, novos números indicam um crescimento de 35% quanto ao número de turistas brasileiros que foram aos EUA, em relação ao ano de 2009. Porcentagem equivale a 1,2 milhão de pessoas. Nesse caso o que conta mais é o montante gasto e o crescimento no país.
Plantão Nacional de Noticias
Imagem Ilustrativa