A equipe de handebol feminina da FMD Blumenau/Furb/Foz do Brasil enfrenta o Caxias, neste sábado, dia 08, pela semifinal da Liga Nacional de Handebol. A partida será às 10h, em Praia Grande (SP), no Ginásio Falcão, com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil, O time embarcou quinta-feira, dia 06, à noite para o Litoral Paulista, confiante na conquista da vaga para a grande final (a sexta seguida), domingo, dia 09, às 18h, diante do vencedor da partida entre Metodista/São Bernardo e a UNC/Concórdia.
“Chegou a nossa vez de sermos campeões”. Com essa frase Sérgio Graciano, da comissão técnica do handebol feminino da FMD, define o espírito das atletas para o jogo decisivo diante das gaúchas. Apesar da parada do campeonato, cujas finais estavam programadas para setembro, o elenco blumenauense manteve o ritmo intenso de treinos.
Além disso, disputou na última semana o Regional Leste/Norte dos Jogos Abertos Santa Catarina (Jasc), torneio no qual ficou com o título e a vaga para a fase Estadual dos Jasc.Graciano espera uma partida difícil diante do Caxias, cuja melhor colocação na Liga foi um quarto lugar.
Ele lembra que nos dois confrontos na atual edição houve uma vitória para cada lado, com diferença de apenas um gol. A única preocupação do time de Blumenau é a armadora Fabiana Gripa, que ainda se recupera de um estiramento na mão direita. “Poupamos a jogadora no Regional.
Ela entrou em quadra somente contra São Bento do Sul – mas está melhor. Esperamos contar com a Fabiana, principalmente devido a sua experiência”, comenta Graciano. Um dos destaques do time é a ponteira Jéssica – confirmada para integrar a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, México, a partir da próxima sexta-feira, dia 14.
Graciano detalha que o time vai atuar de forma mais defensiva e avançando muito na defesa.
A tática, explica ele, é para dificultar as ações dos chutes de nove metros das armadoras adversárias. Dependendo do andamento da partida, Graciano não descarta alguma marcação especifica na central Daniela, como também na armadora Yeda, que se recuperou de uma contusão e será o principal reforço do Caxias na semifinal.Blumenau fechou sua participação na fase de classificação em segundo lugar, com 18 pontos ganhos.
Metodista/São Bernardo somou 22, enquanto Caxias e Concórdia ambas com 14 pontos. Ao contrário dos anos anteriores, as semifinais e finais da Liga serão em disputadas em quadra neutra e decididas em apenas um jogo para se conhecer os dois finalistas.
Fonte: Sérgio Graciano, comissão técnica do handebol feminino da FMD
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade