sábado, 15 de outubro de 2011

OMS aponta primeira redução de casos de tuberculose

Dados do Relatório de Controle Global da Tuberculose 2011 apontam que, pela primeira vez na história, houve queda nos casos da doença em todo o mundo. O estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que o número de infectados passou de 9 milhões em 2005 para 8,8 milhões no ano passado.

De acordo com a OMS, os avanços são devido aos crescentes esforços nos trabalhos realizados em países como Quênia e Tanzânia, onde a tuberculose tem grande relação com a Aids.

O relatório também lembrou o Brasil como uma melhora "significante e sustentada".
Apesar do panorama de melhora, a organização atenta para o financiamento insuficiente no setor.

Países de baixa renda dependendo exclusivamente de financiamentos externos e a falta de investimentos no combate a um tipo de tuberculose resistente a medicamentos podem, segundo a OMS, impulsionar uma regressão no quadro.

Estima-se que o financiamento em 2012 totalize US$ 1 bilhão, sendo US$ 200 milhões para o tratamento da forma mais resistente da tuberculose.

Foi a primeira vez em que houve redução no número de casos, mas a taxa de mortalidade da tuberculose já vem caindo há duas décadas: entre 1990 e 2010 a queda foi de 40%.

A expectativa é que, por meio do programa, até 2015, se alcance uma redução de 50% em todas as regiões do planeta, com exceção da África.

Fonte:Organização Mundial da Saúde (OMS)
Imagem Ilustrativa