sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Santa Catarina oficializa sua participação no programa Brasil sem Miséria

Governos estaduais, União e a iniciativa privada trabalhando em conjunto por um mesmo motivo: acabar com a miséria do Brasil. Esse é o objetivo principal do programa Pacto Sul – Brasil sem Miséria, assinado, nesta sexta-feira (14), em Porto Alegre, entre a presidenta Dilma Rousseff e os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do Paraná, Beto Richa e o anfitrião, Tarso Genro.



“Quando conseguimos juntos atuar como protagonistas, o resultado passa a ser grande. É importante estarmos juntos e ajudar quem mais precisa. Nunca vi briga política construir pontes ou escolas", afirma o governador Raimundo Colombo.


O foco do programa, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, é dar melhores condições de vida às pessoas que possuem renda familiar de até R$ 70,00 por pessoa. Em Santa Catarina, de acordo com dados do IBGE, essa população passa de 100 mil pessoas.


Com a entrada no programa, as iniciativas do Estado para esta faixa da população estarão voltadas para possibilitar o acesso aos programas de renda, como o bolsa família e pensão para idosos, além de capacitação para o desenvolvimento.


“Neste ano, possibilitamos cursos de profissionalização, como marceneiros, padeiros à pessoas de baixa renda. Até dezembro, serão cinco mil pessoas beneficiadas com os cursos. No ano que vem, nossa meta é abranger 10 mil pessoas”, afirmou o secretário de Assistência Social, Serafim Venzon, que também participou da solenidade.


Além desses cursos, durante o evento foi formalizada uma parceria entre entidades do setor supermercadista do Estado para o treinamento de mão-de-obra e para a compra de produtos produzidos pela agricultura familiar do Estado. “Com essas ações, ganham todas as classes da economia”, disse a ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social.Meta é erradicar a miséria até 2014:


Em seu pronunciamento, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o objetivo é retirar a população que se encontra na linha da extrema pobreza, o que no Sul do país compreende 2,6% do total, até 2014. Para isso, a presidenta conta com a parceria entre os governos federal, estaduais e os municípios. “É uma etapa que só pode ser vencida se estivermos juntos e sermos parceiros na jornada contra a miséria.


Temos que fazer com que a pobreza extrema seja uma página virada da história do país. Nesses primeiros meses de Governo, temos nos empenhado para realizar essa, que será a marca do nosso Governo: um Brasil rico, é um Brasil sem miséria”, afirmou Dilma.


Além da presidenta, dos governadores e da ministra, também participaram do evento autoridades dos três estados.


Informações adicionais:Claudia De Conto Secretaria de Estado de Comunicação

Foto: Neiva Daltrozo / SECOM

Matéria do site do SECOM"Governo do Estado"