
Ao analisar a documentação e os estudos apresentados, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, garantiu que atenderá ao pedido das lideranças blumenauenses. O gestor afirmou que, em breve, após o tramite burocrático, liberará os recursos para o término da obra que é aguardada desde 1992.
Já nos próximos dias, o Prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, deve anunciar a publicação do edital de licitação do Dique da Fortaleza, como também é conhecido o PI-5. A expectativa é que com seis meses de trabalho, a empresa vencedora da concorrência pública conclua os serviços, que estão estimados em R$ 3 milhões.
Conforme o Vereador Beto Tribess, que Preside a Comissão Especial Parlamentar da Câmara Municipal que trata do assunto, com a conclusão do Dique será atendida a principal reinvindicação das últimas duas décadas da comunidade do bairro Fortaleza.
“A população acostumou em fazer uma faxina tradicional após as enchentes. Mas isto não é certo... e sempre causa prejuízos para os empresários da região. Com a fim desta obra, vamos dar um basta nesta situação”, enfatizou.
Hoje, com o rio Itajaí-Açú alcançando a marca de 12m60, o comércio central do bairro Fortaleza é atingindo pelas águas da enchente. Com a obra concluída, somente quando o nível do rio estiver ultrapassando os 16m é que as águas chegarão ao local.
Mais informações:
Com o Vereador Beto Tribess (PMDB)
Matéria e imagem enviada a SN por Tarciso Souza/ Jornalista