
Na oportunidade a equipe ensinará técnicas de escovação, higiene bucal e alimentação correta com palestras ilustrativas. De acordo com a secretária da pasta, Jocelene da Silveira, as creches beneficiadas são das localidades de Pocinho, Baú Baixo, Ilhotinha e Centro. "Trabalharemos com os dentistas Pedro, Carla, Leandro, Staniel e Janiel, além da assistente Matilde.
Este público foi escolhido por ter menos acesso à informação em saúde. O último estudo nacional sobre as condições de saúde bucal da população brasileira, realizado em 2003, pelo Ministério da Saúde, concluiu que apenas 55% dos adolescentes (15 a 19 anos) têm todos os dentes na boca, quando a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o ano 2000 seria 80%".
O mesmo estudo apontou que apenas 54% dos adultos (35 a 44 anos) e 10% dos idosos (65 a 74 anos) têm 20 dentes ou mais na boca, enquanto um adulto com dentição normal tem 32 dentes. A meta da OMS para 2000 era de 75% e 50%, respectivamente.
O estudo revelou ainda que 13% dos adolescentes, 2,8% dos adultos e 5,8% dos idosos nunca fizeram uma consulta odontológica. "Daí a importância de ações voltadas para essa população com o objetivo de divulgar noções de auto-cuidado (higiene bucal, auto-exame da boca para prevenir câncer, etc) e orientar sobre as formas de acesso aos serviços de saúde do SUS".
Matéria e imagem enviadas a Sala de Noticias pela jornalista Bruna Barcellos