quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Semáforo que auxiliará pedestres será ativado após o dia 23

O conjunto semafórico instalado na Avenida Beira Rio será ativado após o dia 23, quando a 28ª edição da Oktoberfest chegar ao fim. O semáforo funcionará com botoeira, para sinalizar quando o pedestre estiver esperando para atravessar a rua.

O conjunto semafórico da Ponte Adolfo Konder estará sempre no "alerta piscante" ou seja, intermitente. Não haverá retenção de veículos para quem entrar e sair da Ponta Aguda. "A medida foi pensada para dar segurança aos que forem atravessar a via, uma vez que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, que a preferência é do pedestre", explica o diretor presidente do Seterb, Rudolf Clebsch.

Corredor de ônibus
Esta instalação foi realizada como complemento do projeto de mobilidade urbana da cidade, onde os corredores de ônibus estão inseridos. Deste à meia noite do último domingo, 09, o corredor da Avenida Beira Rio foi ativado exclusivamente para atender ao transporte coletivo.

Os motoristas que trafegam pela via devem ficar atentos. Até 8 de novembro, a Guarda Municipal de Trânsito estará nos principais pontos para orientar os veículos. Após a data, será proibido circular na faixa do corredor, sob pena de ser multado, segundo artigo 184 do Código Brasileiro de Trânsito.

Com 1331 metros de extensão, o corredor de ônibus da Avenida Beira-Rio funcionará desde o começo da via até a Avenida Martin Luther onde já corredor ativado. De acordo com dados do Seterb, somente no trecho circulam 20 linhas de ônibus, responsáveis por 1555 viagens e pelo transporte 45 mil passageiros diariamente (dia útil).

A implantação dos corredores faz parte das ações de Mobilidade Urbana do Projeto Blumenau 2050, realizada para aumentar a fluidez no tráfego e privilegiar o modal coletivo. Até o momento, além da Beira Rio, encontram-se ativos os corredores da rua Sete de Setembro e Avenida Martin Luther. Receberão também a via exclusiva as ruas Engenheiro Paul Werner, São Paulo e Dois de Setembro.

As obras são executadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor total de R$ 8 milhões.


Fontes: Walfredo Balistieri, secretário municipal de Planejamento Urbano e Rudolf Clebsch, Diretor Presidente
Assessoria de Comunicação: Natacha Amara