sexta-feira, 8 de junho de 2012

Governo irá reduzir áreas de DDD para deixar as ligações mais baratas

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo prepara medidas para baixar o preço das ligações telefônicas. Uma delas é reduzir o número de áreas de DDD de 4.200 para 67.
Apesar de existirem apenas 67 DDDs no País, é comum entre as operadoras cobrar interurbano por ligações feitas em cidades com o mesmo DDD. O governo quer acabar com essa prática. Segundo a Folha, também existe a possibilidade de reduzir o número de códigos de DDD. No Rio de Janeiro, por exemplo, eles passariam de três (21, 22 e 24) para dois, com cobrança de interurbano apenas para DDDs diferentes.

Segundo Bernardo, a mudança irá causar um prejuízo de R$ 300 milhões anuais para as operadoras. Por outro lado, o ministro acredita que as empresas irão compensar a perda com o aumento no número de ligações.

Entre as outas medidas planejadas estão a obrigação das operadoras a compartilharem suas redes, redução das tarifas do pré-pago, e a inclusão de smartphones na Lei do Bem, que pode reduzir o custo dos aparelhos em até 35%.

Da SN Noticias Economia