terça-feira, 5 de junho de 2012

Primeiro fim de semana de bom público na Mãos da Terra

Blumenau - Um primeiro final de semana de bom movimento na Mãos da Terra - Feira Internacional de Cultura e Artesanato e 3ª Mostra do Artesão Blumenauense, que acontecem no setor 3 do Parque Vila Germânica. Segundo a M&K Art Promoções e Eventos, organizadora dos eventos, o movimento dos três primeiros dias ficou acima da expectativa.

Marcus Romera, diretor de Operações da M&K, explica que o público é apenas estimado porque crianças (até 12 anos) e idosos acima de 60 têm acesso livre. "Não temos um controle sobre o acesso dos não-pagantes, porém, por experiência, este público é sempre superior ao pagante". De acordo com Romera, até as 19 horas de domingo perto de 18 mil pessoas haviam visitado a Mãos da Terra e Mostra do Artesão Blumenauense. Os eventos seguem até o próximo domingo, dia 10, das 14 às 22 horas, com muitas atrações.

Escrita em árabe

Dois minutos de conversa com o árabe, Abdelaziz Bahsan são suficientes para entender um pouco da cultura do seu país. Aziz é professor de idioma e especialista na caligrafia árabe. Nasceu no Marrocos, morou oito anos na Espanha e há dois está radicado no Brasil, onde casou com uma brasileira. Utilizando o calamo,caneta típica do seu país feita de bambu, Aziz escreve o nome das pessoas em árabe em uma folha de papel ilustrada com uma mandala.

Arte africana

Abdou Laye, 56 anos, é um dos mais conhecidos escultores do Senegal. Graças ao seu talento, já viajou o mundo expondo e comercializando a sua arte com o apoio do governo do seu país. Hoje, ele viaja com seus próprios recursos. Há seis anos, Abdou mudou-se para o Brasil, mas a cada três meses retorna ao Senegal para rever a família, inclusive a esposa e filhos. Em seu país, Abdou diz já ter ensinado a sua arte para mais de 100 artesãos da sua tribo Laobe.

Tribo Pataxó

Tuchê Tybwyba Pataxó é o líder de um grupo de cinco indígenas presentes na Mãos da Terra. O artesanato que comercializam é, basicamente, feito de madeira. Ele conta que hoje existem seis mil índios Pataxó no Brasil, distribuídos em 25 aldeias, a maioria no Sul da Bahia. Tuchê vive na reserva Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz da Cabrália. A tribo Pataxó é uma das mais populares do Brasil. Hoje, seis grupos como de Tuchê viajam o Brasil para comercializar o artesanato produzido na reserva indígena.

Caricaturas pelo mundo

O artista plástico Pepe Vital nasceu na Argentina, mas é cidadão do mundo. Já esteve em 119 países e sua meta é chegar a 140 até 2016, entre eles o Japão e Austrália. É casado com uma russa, por isso oficialmente sua residência é no país europeu. Pepe fez seu primeiro quadro aos noves anos de idade. De lá pra cá não parou mais. Sua especialidade nas feiras é fazer caricaturas. "É um arte mais popular", justifica. O Brasil é o país onde Pepe mais faz caricaturas, inclusive o seu recorde mundial de caricaturas num único dia foi batido na Oktoberfest de 1998: 142. Sobre o futuro, Pepe diz que pretende viajar até o último dia da sua vida e quando este momento chegar que o encontre desenhando.

Artesanato local

Cerca de 100 artesãos blumenauenses participam da 3ª Mostra do Artesanato Blumenauense. Ele foram selecionados por meio do Programa de Artesanato da Fundação Cultural de Blumenau. É uma forma de intercâmbio da arte local com a de outros países.

Serviço
Mãos da Terra - Feira Internacional de Cultura e Artesanato e 3ª Mostra do Artesão Blumenauense
Local: Pavilhão 3 da Vila Germânica
Período: 1º a 10 de junho de 2012
Horário: das 14 às 22 horas
Ingressos: R$ 5,00 (menores de 12 anos e pessoas acima de 60 não pagam ingresso)
Informações adicionais: Marcus Romera - Diretor de Operações da M&K Art, Promoções e Eventos (47) 8861-0750

Texto e imagens enviados à SN