quinta-feira, 7 de junho de 2012

Zimmermann e Josiane embarcam para o Ibero-Americano

Blumenauenses são os únicos do Estado na lista de 78 atletas convocados pela CBAt. Competição será entre sexta-feira, dia 08 e domingo, dia 10, em Barquisimeto, na Venezuela

Moacir Zimmermann, da FMD Blumenau/AABLU/Furb/Unimed, tenta durante o xV Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será disputado entre sexta-feira, dia 08 e domingo, dia 10, em Barquisimeto, na Venezuela, carimbar o seu passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres. Ao lado de Josiane Soares, únicos catarinenses na delegação brasileira, ele viaja, nesta quarta-feira, dia 06. Zimmermann vai tentar completar os 20 quilômetros de marcha atlética, com o tempo de 1h21min59 (marca exigida pelo Comitê Olímpico Brasileiro). A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou 78 atletas, dos quais, 40 homens e 38 mulheres).

Ivo da Silva, da comissão técnica do atletismo da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), lembra que a competição na Venezuela, é a penúltima chance do blumenauense tentar o índice olímpico. A última será durante o Troféu Brasil, no final de junho, em São Paulo. “Ele está bem fisicamente e preparado para a prova. Esperamos que ele consiga a marca para Londres”, torce Ivo.

Aos 28 anos e com 11 de marcha atlética, Zimmermann segue as passadas do então companheiro de treinos, Sérgio Galdino, com participações em três Olimpíadas. Com talento de um atleta, o marchador entrou para a modalidade incentivado pela professora Dirce, do Colégio Pedro I, onde cursava o Ensino Médio. O primeiro dos inúmeros títulos foi conquistado durante o tradicional Festival de Marcha no Parque Ramiro Ruediger na prova de 2 km.

Força feminina: Aos 35 anos e com várias conquistas, Josiane Soares é a única atleta catarinense do naipe feminino convocada pela (CBAt). A blumenauense atual líder do ranking nacional, com a marcha de 61m48cm no lançamento do martelo (marca foi feita no início deste mês durante o GP Internacional de São Paulo) - vai para Venezuela, na expectativa de superar a marca nacional no lançamento do martelo, que é de 64 metros.

Josiane começou no atletismo aos 16 anos, depois de participar dos Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau (Jepb) e conseguir um bom resultado no salto em altura. Pouco depois, passou a treinar arremesso do peso e lançamento do martelo, que se tornou sua especialidade. Depois de liderar o ranking brasileiro em 2005, com 61m35cm, Josiane conquistou seu melhor resultado pessoal no lançamento do martelo, 63m86cm. A marca foi obtida em setembro de 2006, no Sul-Americano de Tunja, na Colômbia, quando a atleta ficou em quarto lugar.

Fontes: Ivo da Silva, comissão técnica do atletismo da FMD e Rubens Fredel, comissão técnica do atletismo da FMD Assessor de Comunicação: Humberto Trindade