Os trabalhos para construção da Ponte do Vale em Gaspar iniciaram em julho e já se pode perceber uma grande mobilização no local. Os trabalhos estão sendo realizado pela empresa vencedora da licitação, Aterpa M. Martins, de Minas Gerais, que apresentou o menor preço na licitação da Ponte do Vale com aproximadamente R$42,1 milhões para a construção da travessia e os acessos na SC-470 e BR-470.
obras de construção da Ponte do Vale seguem o cronograma de execução de infraestrutura do viaduto e acesso à Ponte do Vale com a cravação de estacas metálicas que fazem parte da fundação do mesmo. Esta semana serão mobilizados os equipamentos destinados à fixação das camisas de aço carbono que comporão os pilares da ponte, isto é, gerador, compressor, guindaste e perfuratriz.
De acordo com o engenheiro civil da prefeitura, um dos integrantes da comissão que fiscaliza a obra, Luis Carlos Soares Val, 10% das camisas metálicas já se encontram no canteiro de obras, “a armação das estacas já está sendo executada e a previsão para a descida das camisas metálicas é 9 de agosto”, explicou Luis.
Paralelamente, está em andamento à mobilização do apoio náutico e um rebocador marítimo que será utilizado no auxílio à movimentação das balsas já está em Gaspar. “Duas balsas já estão no estaleiro de Guaratuba (PR) aguardando autorização e últimas providências do engenheiro naval da empresa e devem chegar a Gaspar entre os dias 20 e 30 de agosto” comentou o engenheiro.
No decorrer desta semana estão programadas as alterações na sinalização viária visando proporcionar mais segurança aos funcionários que transitam nas adjacências do canteiro de obras, que terá sua implantação concluída em aproximadamente 10 dias.
A Ponte do Vale terá a extensão de 360 metros e atravessa o rio Itajaí Açu fazendo a ligação entre a SC-470, nas proximidades do Centro de Eventos Prefeito João dos Santos, e a BR-470, na entrada do bairro Arraial D’Ouro. A ponte terá quatro pistas de rolamento de 3,6 metros e passeios com ciclovias.
Secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt
Texto enviado à SN pela jornalista Elizabeth Thomé
diretora de comunicação da prefeitura de Gaspar