domingo, 8 de julho de 2012

INSS lança atestado eletrônico para facilitar perícia

Até hoje, o funcionário que precisava se afastar por problemas de saúde deveria, depois de apresentar o atestado médico, passar por uma perícia, caso contrário o paciente não recebe o salário do período que ficou de licença.

Mas o INSS lançou o atestado eletrônico, onde qualquer médico poderá emitir um documento autorizando o afastamento por até 60 dias, dispensando a necessidade da perícia.

Os médicos de hospitais, clínicas, consultórios públicos ou privados deverão enviar o atestado por meio do site da previdência, e o documento deverá indicar os dados pessoais do paciente, o diagnóstico e o tempo de afastamento.

A Associação dos Médicos Peritos da Previdência Social acredita que o número de pedidos de licença pode aumentar com a nova regra, e faz um alerta: o atestado sem perícia, pode facilitar fraudes, mas o INSS afirma que o sistema é seguro.

No mês passado, o novo modelo foi implantado em três cidades do Rio Grande do Sul, como medida emergencial, já que a fila para a realização das perícias estava demorando até 90 dias. Até maio de 2013, o novo sistema deve operar em todo o Brasil.
Fonte: Jornal do SBT Noite.