segunda-feira, 9 de julho de 2012

Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições

Os estudantes de Ensino Médio da rede pública de ensino têm a oportunidade de se inscreverem no Programa Jovens Embaixadores. As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto. O Programa é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.



Os interessados podem acessar o formulário de inscrição no site www.jovensembaixadores.org/2013, e responderem à ficha de inscrição online e assim, recebem uma resposta automática dizendo se preencheram os pré-requisitos básicos do programa e se foram aprovados ou não para a próxima etapa do processo de seleção. Dúvidas poderão ser sanadas nas instituições de ensino com os professores.


O programa oferece aos jovens a oportunidade de expandir os horizontes e fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. A supervisora de Assistência ao Estudante e Rede Física Escolar da Secretaria Regional (SDR) de Timbó, Ulcinéa Maria Harbs, ressalta a importância dos alunos estarem envolvidos e enfatiza a participação da SDR Timbó nesse Programa.


“A nossa Gerência de Educação (Gered) de Timbó teve o privilégio de já ter dois jovens vencedores que participaram da viagem de estudos. Foi no ano de 2010, com a aluna da Escola de Educação Básica Raulino Horn, de Indaial, Carolina Thiel, e em 2012 com o estudante Lucas Lunelli, da mesma escola”. Para 2013, serão selecionados 35 jovens em todo o país.


O programa acontece sempre no mês de janeiro. Para o ano que vem o embarque para os Estados Unidos acontece dia 11 de janeiro. Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington-DC, participam de reuniões com autoridades do governo, visitam escolas públicas e projetos sociais. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam em atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem o perfil de liderança.


Para participar o estudante precisa ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro), jamais ter viajado para o exterior, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do Ensino Médio na rede pública, pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade, e estar engajado por pelo menos um ano em atividades de responsabilidade social (voluntariado).


Texto e imagem enviados à SN por Viviana BorchardtAssessoria de Comunicação SDR Timbó