segunda-feira, 9 de julho de 2012

HRAV e Celesc, uma parceria de sucesso

As obras de substituição de equipamentos elétricos no Hospital Regional Alto Vale deverão terminar no final de julho. Este é o segundo estágio da ação Energia do Bem, do programa de Eficiência Energética. A Celesc, parceira do projeto, só firmou contrato por entender a importância do HRAV no Estado de Santa Catarina.


Em maio, o chefe da regional de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira e o presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí, Giovani Nascimento, estiveram reunidos para definir detalhes. Ficou acertado que uma empresa terceirizada de Criciúma realizaria as trocas de todas as luminárias, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado velhos e motores de alto rendimento. Ao todo serão investidos R$485 mil reais no Hospital Regional Alto Vale. A economia mensal, a partir de setembro, será entre 30 e 35% na fatura da energia elétrica.


“Serão trocadas 4364 lâmpadas e luminárias, 23 refrigeradores, doze motores e 59 aparelhos de ar condicionado. Além da economia no consumo, decorrente da substituição de equipamentos obsoletos por outros mais eficientes, o Energia do Bem tem como objetivo envolver a sociedade no esforço para a conservação e o uso eficiente da energia”, explicou o presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni.


No total, 34 hospitais filantrópicos em 32 municípios catarinenses receberão melhorias no sistema elétrico na primeira fase da ação Energia do Bem, com investimentos de R$6,2 milhões. O mesmo valor será investido na segunda fase, que tem outros 67 hospitais filantrópicos inscritos.


Energia do Bem é desenvolvido em etapas, sendo que a primeira é o diagnóstico energético e as medições do consumo de energia e demanda de potência dos equipamentos antigos, para verificação da viabilidade da substituição por tipo de equipamento para o hospital. Um relatório é elaborado para aprovação pela Celesc, e então é feita a instalação dos equipamentos novos, com retirada e descarte dos antigos.


O diagnóstico verifica também a viabilidade de substituição de autoclave (equipamento de esterilização) e inclui a especificação do novo equipamento. O trabalho continua com a medição do consumo de energia e da demanda de potência dos equipamentos novos e a elaboração de relatório final do projeto, inclusive com pesquisa de satisfação entre os usuários.


O Programa segue regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP). O lixo gerado pelos equipamentos substituídos também é tratado para não causar impactos ao meio ambiente. Na fase de conclusão, o programa prevê palestra aos funcionários do hospital, divulgando o uso racional e eficiente da energia elétrica e os resultados alcançados com as ações realizadas. O hospital atendido responsabiliza-se pela operação e manutenção dos equipamentos.


Fusavi

Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí

Hospital Regional, o maior prestador de serviços na área da saúde doAlto Vale.


Notícias - Hospital Regional‏ e enviada à SN