quinta-feira, 12 de julho de 2012

Santa Isabel realiza Teste da Orelhinha em recém-nascidos

Ouvir o filho dizer “mamãe” pela primeira vez é uma emoção indescritível para uma mulher. É algo que a criança aprende a fazer prestando atenção na repetição insistente dos adultos, porém enternece o coração e fica guardado para sempre na memória.

Para que momentos como esse não se percam, o Hospital Santa Isabel começa a realizar este mês o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, popularmente conhecido como Teste da Orelhinha, nas crianças nascidas no Hospital.

A estimativa é de que a cada mil bebês nascidos no Brasil, três apresentam algum tipo de problema auditivo. O Teste da Orelhinha é capaz de identificar esses possíveis problemas na audição, por isso deve ser feito nos primeiros dias de vida do bebê. A surdez não detectada de forma precoce pode causar sérias dificuldades na aquisição e desenvolvimento da linguagem e da fala no ser humano.

O Teste é realizado uma semana após o nascimento do bebê no Ambulatório de Especialidades do Hospital Santa Isabel por uma fonoaudióloga. O dia e o horário para a criança fazer o exame são agendados antes dela e a mãe receberem alta médica.

O exame é indolor e dura aproximadamente 10 minutos. O bebê pode estar dormindo e até mamando no momento do Teste. Após o exame, os pais recebem o laudo e orientações da fonoaudióloga sobre como acompanhar o desenvolvimento da fala e audição do bebê.

Enviado à SN por Diane ZiemannAssessora de Comunicação
SDP - Hospital Santa Isabel