sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Coruja-de-igreja é eleita Ave-símbolo de Pomerode

A Coruja-de-igreja (Tyto alba) é eleita Ave-símbolo de Pomerode com o total de 2.887 votos.


A votação aconteceu entre os dias 30 de julho e 13 de agosto e foi coordenada pelo Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu(COAVE), em parceria com o Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU. Foram 7.930 votos no total, distribuídos entre quatro aves candidatas: Coruja-de-igreja (Tyto alba), Periquito-verde (Brotogeris tirica), Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) e Tico-tico (Zonotrichia capensis).


A votação resultou no seguinte quadro de resultados:
2.887 votos para a Coruja-de-igreja (Tyto alba) – Schleiereule (36,41%)
2.598 votos para o Periquito-verde (Brotogeris tirica) – Tirikasittich (32,76%)
1.042 votos para o Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) – Feldspecht(13,14%)
1.362 votos para o Tico-tico (Zonotrichia capensis) – Morgenammer(17,18%)


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Pomerode possui 27.759 habitantes. O número de votos obtidos na escolha popular da Ave-símbolo representa 28,57% da população.Todo o processo foi custeado pelo Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU, esta parceria evita que qualquer gasto do dinheiro público seja realizado durante o período de eleição da Ave-símbolo.


Para o presidente do COAVE, Maicon Mohr, “ao mesmo tempo em que a ação oportuniza um exercício de cidadania já na fase escolar, ela serve também como um marco para o início ou para a continuidade de ações de preservação e conscientização ambiental entre comunidades”.


Em breve, a Câmara de Vereadores do município deverá legitimar a escolha popular através de uma lei. Pomerode foi o nono município da região a realizar o processo de eleição de uma Ave-símbolo.


A comissão organizadora do processo de eleição da Ave-símbolo de Pomerode é composta por representantes da Associação dos Ciclo-usuários de Pomerode - Pedale Pomerode; Associação Visite Pomerode; Zoológico de Pomerode; Poder Público Municipal, além do COAVE e do Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU.


Texto enviado à SN por Luana Dalabrida Uniasselvi
Assessora de Imprensa da FAMEBLU

Foto: Taysa Tafner