quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mistura de etanol na gasolina pode subir em 2013, diz Petrobras

RIO DE JANEIRO - Haverá oferta de etanol no mercado brasileiro em 2013 para que o Brasil eleve mistura na gasolina, mas o governo deveria definir já o novo percentual para produtores se preparem para a mudança, disse o presidente da Petrobras Biocombustível nesta segunda-feira (13).

Desde outubro do ano passado, o Brasil mistura 20 por cento de etanol na gasolina. Antes disso, o percentual era de 25 por cento. A redução realizada em 2011 foi feita em decorrência de uma quebra da safra de cana-de-açúcar pelo tempo adverso no centro-sul e por conta de investimentos insuficientes nos canaviais.

No entanto, o cenário para o próximo ano indica agora uma oferta mais folgada no Brasil, segundo o presidente da subsidiária de biocombustíveis da Petrobras, Miguel Rossetto. "Eu defendo isso (o aumento no percentual). Eu defendo que o governo tem que sinalizar para a próxima safra.

Quanto mais rápido o governo sinaliza, melhor é a capacidade de planejamento do setor para a próxima safra. Acho isso muito importante, e todos nós avaliamos que teremos condições de abastecer a volta de 25 por cento de etanol na gasolina já no ano que vem", afirmou ele em entrevista à Reuters.

Questionado se o aumento da mistura para 25 por cento de uma só vez seria um salto muito grande, Rossetto disse que não. "Há condições, mas acho importante que haja essa sinalização do governo. Quanto antes (sinalizar), melhor a capacidade de planejamento", acrescentou ele, antes de um evento que lançará um plano de iniciativas para apoio à cadeia de fornecedores da indústria de petróleo.

O executivo admitiu que, para 2012, não é possível elevar a mistura, considerando a baixa oferta do biocombustível. "Para este ano, obviamente já não dá mais, porque estamos na metade da safra e a safra está cerca de 17 por cento atrasada por conta das chuvas", declarou. Em seu relatório quinzenal sobre o andamento da safra, a Unica (associação que reúne os produtores do centro-sul) estimou que a moagem tenha atingido 216,8 milhões de toneladas até 1o de agosto, 16,6 por cento abaixo do que foi moído até a mesma data na safra anterior.

Por outro lado, a Unica afirmou ainda que, se as chuvas afetaram a moagem e a qualidade da cana, deverão favorecer a produtividade agrícola. A entidade no mesmo relatório disse que o volume de cana a ser moída na temporada poderá ficar acima das expectativas iniciais. Na semana passada, o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Allan Kardec também havia afirmado que o aumento da mistura pode ser possível no ano que vem.
Agência Reuters
Foto: Reprodução/RedeTV!