terça-feira, 7 de agosto de 2012

Primeiro transplante hepático feito em SC completa 10 anos

O pioneirismo do Hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC), livrou Lauro Danker, com 56 anos na época, de uma rotina cansativa. A cada seis meses ele fazia transfusões de sangue por causa de uma cirrose hepática que comprometia a função do fígado desde 1997. Depois de um tempo, o intervalo entre as transfusões diminuiu para três meses. A única solução para a doença era a realização de um transplante de fígado. Sem o novo órgão, ele sobreviveria mais um ano, segundo avaliação da equipe médica. O transplante lhe concedeu mais 10 anos de vida, sem contar os que ainda estão por vir.

A cirurgia em Lauro Danker foi realizada no dia 18 de agosto de 2002. Ele foi o primeiro a ter o fígado transplantado no estado de Santa Catarina e no Hospital Santa Isabel. Foram necessários dois anos para equipar o Hospital e preparar os profissionais para o transplante.

Duas equipes de especialistas – do Hospital Celso Ramos, de Florianópolis, e do Hospital Santa Isabel, de Blumenau – se dispuseram para executar o transplante hepático. Outros dois especialistas de Curitiba reforçaram o quadro médico do hospital. A cirurgia histórica para a medicina catarinense durou cinco horas e meia. O doador do fígado foi um indaialense de 46 anos, vítima de um acidente de trânsito ocorrido um dia antes do transplante.

A boa estrutura de que o hospital já dispunha para transplantes foi fator importante para o Santa Isabel se tornar o primeiro hospital catarinense a obter o credenciamento pelo Ministério da Saúde para a realização do transplante que salvou a vida de Lauro Danker.

A autorização para a realização de transplantes de fígado no Hospital foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de março de 2002. Antes disso, a captação de órgãos precisava ser feita no Rio Grande do Sul e no Paraná, por falta de uma equipe autorizada em Santa Catarina, obrigando o receptor catarinense a esperar mais tempo para receber um órgão doado por outro catarinense.

O credenciamento do Santa Isabel permitiu o encaminhamento das doações catarinenses para atender a necessidade das pessoas que estavam na fila de espera da SC Transplantes, responsável por buscar o órgão e levá-lo até o hospital em que é feito o transplante.



Texto e logotipo enviado à Sala de Noticias por Diane Ziemann Assessora de Comunicação
SDP - Hospital Santa Isabel