sábado, 4 de agosto de 2012

Trio de lareiras garante conforto e alta temperatura mesmo no intenso Inverno

As baixas temperaturas e os meses de Inverno que o Hemisfério Sul terá pela frente são elementos para projetos acertados quando o assunto é arquitetura de interiores. Para aquecer os espaços, as sugestões são as mais variadas e algumas são garantia de calor, muito calor.



Como o projeto dos arquitetos Andreia Quintino Sant’Ana e Eduardo Dutra, da CAZA Núcleo de Ideias, para uma sala em uma casa na cidade de Blumenau. Em vez de uma, a proposta foi utilizar três lareiras, uma sobre a outra, garantindo mais de três metros de altura e “três andares de fogo”. Com pé direito duplo, a casa que foi feita para amenizar a temperatura do forte calor do Verão no Vale do Itajaí, tem agora o aquecimento e o aconchego das chamas destas lareiras para os dias mais frios do ano.


A casa dos anos 80 vem sendo reformada aos poucos, ambiente por ambiente, e a sala chama a atenção pelo conjunto da obra além do trio de lareiras como protagonistas. “É uma proposta inusitada, pensada para estimular o uso contínuo da sala, independentemente da temperatura lá fora”, destaca Dutra.


As lareiras são itens comuns em residências de regiões muito frias. Durante algum tempo deixaram de estar tão presente nos projetos arquitetônicos, mas com o retorno das estações bem definidas, o intenso frio no Sul do Brasil e a facilidade da utilização de lareiras a gás, ganharam novo fôlego. “Esse projeto foi desenvolvido bem ao gosto do proprietário. Criamos um ambiente de acordo com sua necessidade e desejo. O resultado foi bacana principalmente pela aceitação do dono da casa em abraçar esse diferencial na sala”, ressalta Andreia.

Projeto Sala

Nome: Eduardo Silveira Dutra
Data de nascimento: 19 de setembro de 1977, Passo Fundo – RS
Arquiteto e Urbanista, formado pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, no ano de 2000.


Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FURB, ano de 2011,
Mestrado em Arquitetura Critica e Projeto pela UPC - Universidade Politecnica da Catalunha – Barcelona – Espanha, ano de 2006.

Nome: Andreia Quintino Sant`Ana
Data de nascimento: 04 de novembro de 1977, Itajaí - SC
Arquiteta e Urbanista, formada pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, no ano de 2000.

Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Tatiana Girardi – Ricardo Ruas



Caza Núcleo de Ideias
http://www.caza.art.br/