sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Conheça o município de Ponte Serrada

Fonte: e Fotos do Site do município

A colonização de Ponte Serrada teve início em 1917. Descendentes de italianos vindos do Rio Grande do Sul foram atraídos pelas riquezas naturais do lugar, como o pinheiro araucária, a erva-mate e a imbuia.

Os tropeiros que passavam pela região e os colonos que viviam no território – alguns de ascendência alemã – decidiram construir uma ponte, que foi feita de madeira serrada à mão.

A novidade (até então todas as pontes eram construídas com tábuas e vigas lascadas) deu origem ao nome da cidade, antes conhecida como Pouso dos Tropeiros.

O município foi criado em 21 de junho de 1958, instalado no dia 27 de julho do mesmo ano e tornado sede de comarca em 1967.

.Data de fundação - 21 de junho de 1958. Data festiva - Junho (Semana do Município), fevereiro (Rodeio Crioulo Interestadual) e abril (Encenação da Paixão e Morte de Cristo).
Principais atividades econômicas - Agricultura.

População - 10.561 habitantes. Colonização - Italiana. Principais etnias - Italiana, alemã e cabocla. Localização - Oeste, na microrregião de Xanxerê, a 493km de Florianópolis.

Área - 570km2. Clima - Mesotérmico úmido, com verão brando e temperatura média de 16°C. Altitude - 1.067m acima do nível do mar. Cidades próximas - Vargeão, Faxinal dos Guedes, Irani, Vargem Bonita.