Matéria enviada a coluna pela a assessoria de Imprensa do deputado Decio LimaFotos:Divulgação
Os estudos para elaboração do projeto de viabilidade técnica para transformar a Universidade Regional de Blumenau (Furb) em uma instituição federal devem começar no segundo semestre.
Os recursos para a execução deste trabalho foram assegurados pelos deputados federais do PT Décio Lima e Cláudio Vignatti, através de emendas parlamentares individuais de R$ 100 mil cada um.
O prazo para início dos estudos de viabilidade técnica, assim como a produção de materiais e a discussão do projeto da Furb Federal com a comunidade do Vale do Itajaí, dependem somente da liberação destes recursos, informou o presidente do Comitê Pró-Federalização da Universidade Regional de Blumenau, professor Valmor Schiochet.
A elaboração do projeto de viabilidade técnica da Furb Federal, a ser entregue ao Ministério da Educação, vai contar com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Catarinense (IFET).O acordo foi firmado com os reitores das duas instituições federais nesta segunda-feira, 8, em encontro com o reitor da Universidade Regional de Blumenau, Eduardo Deschamps, antes da sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em comemoração aos 45 anos da Furb.
“A Furb é um patrimônio não só de Blumenau, mas de todo o Vale do Itajaí e de Santa Catarina. Nesses 45 anos, foi formadora de gerações, construindo o caráter de nosso povo. E a arrojada decisão de buscar sua federalização recebe nosso apoio incondicional”, observou o deputado Décio Lima.
Furb Federal - Defensor do acesso à universidade pública e gratuita para todos, Décio Lima tem incluído em sua agenda parlamentar a federalização da Furb, movimento que nasceu em 2002 e que tem tomado corpo com a adesão de lideranças políticas, acadêmicas e comunitárias da região.
A iniciativa foi apresentada ao ministro da Educação, Fernando Haddad, no dia 17 de março, em audiência agendada pelo deputado Décio Lima.
Na ocasião, o ministro recebeu o reitor Eduardo Deschamps e o presidente do Comitê Pró-Federalização da Universidade Regional de Blumenau, Valmor Schiochet, além de outras lideranças políticas e acadêmicas.
O Comitê Pró-Federalização da Furb foi instituído em dezembro de 2002, com apoio do senador Eduardo Suplicy (PT) na elaboração de documento reivindicando a federalização da Universidade Regional de Blumenau.
Tem como objetivos coordenar o movimento pela implantação de uma universidade pública e gratuita no Vale do Itajaí, através da federalização da Furb.