terça-feira, 7 de agosto de 2012

SUS vai oferecer vacina tetra viral a partir de 2013

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer, a partir de 2013, a vacina tetra viral, que inclui a imunização contra a varicela - mais conhecida como catapora - além do sarampo, caxumba e rubéola. As três últimas já estão inclusas na tríplice viral, ofertada desde 1992 na tríplice viral.

"Com apenas uma picada o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação", declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ainda de acordo com o ministro, as internações por catapora custam cerca de R$ 7 milhões aos cofres do SUS. Agora serão investidos R$ 127 milhões para a compra de 4,5 milhões de doses anuais da nova vacina até 2015.

Também daqui a três anos, será concluída a tranferência completa da tecnologia para o Brasil, com a produção sendo 100% nacional.

"Ao produzir novas vacinas aqui no país, a gente fica imune a qualquer oscilação do valor dólar ou de qualquer crise econômica internacional, a situações em que indústrias fora do Brasil decidem parar de produzir determinado medicamento ou vacina em função de decisões estratégicas dos interesses de seus países", concluiu Padilha.
Noticias -Brasil

Imagem Ilustrativa